domingo, 10 de outubro de 2010

Tropa de Elite, ficção ou documentário?

Após assistir o filme "Tropa de Elite 2", vem a inevitável comparação com o seu antecessor, onde o foco é o crime organizado no Rio de Janeiro, com ênfase no tráfego de drogas alimentado pela sociedade, coisa que o seu sucessor deixa implícito e mostra a evolução através das milícias com apoio do poder político.

Pelo motivo de ser baseado em fatos reais, alguns filmes de ficção têm sido bem aceitos pelo espectador brasileiro, Cidade de Deus em 2002, Carandiru em 2003, Cazuza, o tempo não pára em 2004, Os dois filhos de Francisco em 2005 e Tropa de elite em 2007 são exemplos mais recentes.

Com o uso de tanta realidade vem a pergunta, Ficção ou Documentário?
Ficção é o termo usado para designar uma narrativa imaginária, um documentário indica ser uma narrativa factual sobre a realidade. Obras ficcionais baseadas em fatos reais, sempre têm algum conteúdo imaginário.

Nós brasileiros fugimos um pouco, sem muita razão, dos filmes documentaristas, tentem convidar alguns amigos para assistir a um documentário e vejam o resultado.
Os filmes de ficção baseados em fatos reais têm porporcionado esta aproximação da ficção com o documentário, que de certa forma ajuda o espectador a apreciar mais o documentário escondido por trás das cenas em que o público se identifica.

Bom para o público, bom para o cinema brasileiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário