terça-feira, 1 de setembro de 2015

Nikon D3100 - Testes e resultados

Após alguns testes de aprendizado com minha primeira câmera reflex digital, a DSLR Nikon D3100 de 14Mpx com a lente original AF-S 18-55mm, 1:3.5 - 5.6G, DX, VR, resolvi postar alguns comentários e fotos de teste que comecei a tirar em várias condições e ambientes.

Uma função interessante da câmera é a opção "Guide", um guia para usuários iniciantes que ajuda a entender melhor os parâmetros de ajustes da máquina no modo Disparar (fotografar), que é subdividido em Funcionamento fácil e Funcionamento avançado, a partir destes menus pode-se escolher o tipo de foto e quais efeitos se dejesa obter para a sua exposição.

Ao utilizar o Modo guia, você começa a receber informações de como a máquina e seus ajustes funcionam, à medida em que vai escolhendo suas preferências para a fotografia, indicando qual a melhor abertura e velocidade do diafragma, melhor ISO e qual o melhor ajuste para fotos macro, retrato, crianças, paisagens, noturnos, etc.

A partir destas experiências e mais algumas leituras bibliográficas sobre câmeras DSLRs, você passa a utilizar o modo Manual da máquina que é a grande vantagem da mesma, pois neste modo você tem total domínio de como sua fotografia vai sair. No começo vai apanhar um pouco para combinar, Abertura, Velocidade e ISO, mas com o tempo começa a pegar o jeito, não tem muito segredo.

Procure ler a respeito de como fazer um bom enquadramento e composição, tire fotos testes com vários enquadramentos e composições, inicialmente com objetos, pois as pessoas nem sempre estão dispostas a ficar esperando os ajustes de um iniciante.

Tente utilizar um tripé para velocidades mais baixas para evitar tremer a foto, fotos noturnas sem flash são um bom exemplo, veja a minha primeira foto noturna abaixo:

Apesar de ficar com com o diafragma aberto durante 10 segundos, a foto não ficou tremida pois foi tirada com a máquina em cima do muro da minha varanda. Uma dica aqui é sempre utilizar a função temporizador, que retarda a abertura após apertarmos o botão disparador, evitando assim tremer a foto durante o pressionamento do mesmo.
Fotos noturnas sempre são uma surpresa, por isso não economize nos testes, afinal você está com uma digital e não vai gastar nada com revelação.

As cores são muito importantes na composição da foto, procure utilizar combinações que não anulem a visão do objeto em destaque, principalmente para quem vai ver a foto, seu público alvo.
Na foto ao lado procurei compor lado a lado os alimentos com cores contrastantes entre si, mas depois da foto o contraste foi parar no estômago porque ninguém é de ferro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário