segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O que é um MVNO?


Mobile Virtual Network Operator ou Operador móvel virtual é uma operadora de celular que não possui rede própria nem frequências.
Utiliza-se das redes de outras operadoras, comprando “minutos, SMS e dados” no atacado pagando um preço baixo em relação ao preço médio do varejo ou opta por participação na receita da operadora parceira.

O sucesso do MVNO está em oferecer aos clientes, serviços avançados através de mercados segmentados, substituindo o atendimento deficiente prestado hoje pelas operadoras tradicionais. Segmentos como jovens estudantes (universidades), religiosos (igrejas), consumidores de alimentos (rede de supermercados), proprietários de veículos (fabricantes de veículos), são alguns exemplos de um possível negócio de um MVNO.

O MVNO pode atuar apenas como uma revenda usando sua marca e fazendo a distribuição do serviço, deixando as outras funções com a operadora parceira;

Pode oferecer novos conteúdos e aplicações, utilizando o OSS (operational support systems) sistemas de suporte operacional, VAS (Value-added services) serviços de valor agregado, através do cartão SIM do aparelho; Lembram-se daqueles menus das operadoras que vêm junto com o chip? Ou do PTT (Phush-To-Talk) da Nextel? Só que bem mais avançados;

Ou pode ter uma infraestrutura própria para executar todas as funções dando mais flexibilidade ao MVNO, porém requer um maior investimento deste.

Os serviços de valor agregado (VAS) são diferentes de serviços essenciais. Eles têm características únicas e se relacionam com outros serviços de uma forma completamente diferente. Eles também oferecem benefícios que os serviços essenciais não podem fornecer.

Imagine poder gerenciar suas chamadas de uma forma em que você define, dependendo do local onde se encontra, que tipo de chamadas você quer receber? Ou ter opção de pagar mais barato em determinados locais estabelecidos pelo MVNO, próximos a sua residência, trabalho ou dentro de um Shopping Center? Gerando assim maior controle e flexibilidade para o cliente e o próprio MVNO?

O Serviço de dados móveis hoje utilizados pelas operadoras existentes é um tipo de VAS, só que pouco explorados quanto a customização, todos os clientes são tratados de forma única, seja por tarifação ou aplicativos disponíveis.

MVNE
O MVNO pode utilizar um Mobile Virtual Network Enabler (MVNE) para implantar e operar parte das funções como OSS, VAS, CRM e Tarifação. Um MVNE é uma empresa que faz a interface da operadora com um ou mais MVNOs.

Atualmente os MVNOs estão em sua maioria na Europa na rede GSM e começando nos Estados Unidos e outras partes do mundo.

No Brasil, a regulamentação de Rede Virtual foi aprovada pela Anatel em Novembro de 2010, e o conselho diretor da Anatel aprovou em 18 de agosto de 2011 as duas primeiras autorizações de prestação do SMP por meio de Rede Virtual em todo o território nacional, concedidas à Sermatel e à Porto Seguro Telecomunicações S/A.

A Porto Seguro oferecerá o serviço aos seus clientes em parceria com a operadora TIM e a MVNO Datora Telecom (Sermatel), que se posiciona no mercado como MVNA (Mobile Virtual Network Aggregator) ou agregadora de operadoras virtuais, uma espécie de Enabler MVNE. A Datora Telecom ficará responsável pela operação, gestão de tráfego, emissão de contas e acordos de interconexões. A TIM fornecerá as antenas e a Porto Seguro Telecom (sociedade entre Porto e Datora), será responsável pelo atendimento aos clientes. A Ericsson foi escolhida para desenvolver e instalar toda a plataforma de telefonia da parceria.

As empresas Correios, Carrefour, Pão de Açúcar, Estácio, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú, Sercomtel, CTBC e GVT estão analisando a possibilidade de serem MVNO, segundo a Imprensa.

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